As principais diferenças entre os aços são:
Nível de corte, resistência, peso e durabilidade do corte. Entre os aços que utilizamos a ordem do mais simples para o melhor é: Aço 1060, aço 1075, aço dobrado, aço 1095, aço T10, aço 9260 e aço damasco.
- Aço 1060:
Ele é famoso por ter um ótimo equilíbrio entre resistência e corte. Esse é um excelente modelo para aqueles que desejam começar. O corte é bom assim como a durabilidade dele. O peso desta lâmina é moderado (aproximadamente 1,3kg). Ideal para cortes de tatame e similares.
- Aço 1075:
Ele possui as mesmas características do aço 1060, mas é um pouco mais duro, o que faz o fio dele um pouco mais afiado e durável que o 1060. Esse é um modelo mais avançado para iniciantes. O peso desta lâmina é moderado (aproximadamente 1,3kg). Ideal para cortes de tatame e similares.
- Aço Dobrado:
Nossas lâminas de aço dobrado são feitas de aço 1075 dobrado 10 vezes em si mesmo, formando 1024 camadas de aço, o que faz dela mais afiada e mais resistente que o normal. No Japão feudal o aço também era dobrado em si mesmo para aumentar a resistência e o poder de corte dela, sendo essa uma técnica extremamente eficaz. Esse modelo é para praticantes já iniciados na arte, ou para aqueles que procuram uma lâmina tradicional. As camadas de aço são visíveis na lâmina, formando como uma "digital" da lâmina. Você não encontrará dois padrões de dobras iguais. Peso moderado: aproximadamente 1,4kg. Ideal para cortes de tatame e similares.
- Aço 1095:
Esse aço é conhecido por ser muito duro, o que faz com que o fio e a durabilidade sejam excelentes. Nossas lâminas de aço 1095 possuem hamon real (feito na forja). Um pouco mais pesado que o normal: aproximadamente 1,6 kg. Modelo para praticantes mais avançados. Ideal para qualquer tipo de corte de tatame a bambu.
- Aço T10:
O aço T10 é atualmente um dos melhores da cutelaria moderna. Possui as mesmas características do aço 1095, mas ele tem um tratamento químico que faz com que sua resistência seja ainda melhor. O aço T10 também possui a aparência mais espelhada que o normal na lâmina. Modelo para praticantes avançados. Ideal para qualquer tipo de corte de tatame a bambu. Peso médio, aproximadamente 1,5kg.
- Aço 9260:
Esse aço tem se tornado extremamente popular devido à capacidade extrema de resistência e fio, as características perfeitas para uma katana de corte. É parecido com o aço T10 mas é considerado por alguns um aço de resistência ainda melhor, além de um excelente fio. Ideal para todos os tipos de corte, de tatame a bambu. Peso médio, aproximadamente 1,5kg.
- Aço Damasco:
A lâmina para aqueles que buscam uma verdadeira katana. Essa lâmina é feita na configuração das katanas no Japão feudal, sendo ela feita a partir da combinação de dois aços de alto carbono dobrados juntos. A parte externa da lâmina é de aço 1095, extremamente resistente e duro, enquanto que o núcleo é feito de aço 1060, que é mais maleável. A combinação destes dois faz com que o aço seja extremamente afiado para cortar e extremamente resistente para absorver os impactos. Na linha do hamon (onda da lâmina) você pode ver as marcas da dobra do aço, formando um efeito de forja fantástico à vista. Essa katana é a mistura perfeita de tradição e funcionalidade. Um modelo para praticantes avançados e colecionadores sérios. A espada é um pouco mais pesada que as outras, aproximadamente 1,7 kg. Ideal para todos os tipos de corte, de tatame à bambu
Comments